terça-feira, 24 de março de 2009

"Sociedade Remendada"

Hoje, por ventura, enquanto comia, vi Big Brother. Nada pra fazer, então direcionei minha atenção ao programa maldito. Mas, até que me serviu de algo. O participante Max disse uma frase muito boa, cuja eu não me lembro muito bem, mas é parecida com isso:

“As pessoas que tem coragem de se mostrarem como são, acabam sofrendo e sendo recriminadas por aquelas que têm medo de ser o que são, e nos transformam em monstros, enquanto são eles que se mascaram em pele de cordeiro.”

Tá, eu alterei uma grande parte da frase, mas que se foda. Tenho memória fraca mesmo. Mas pelo menos ele disse algo parecido, e me coloquei a pensar que é tudo verdade. Pessoas como ele e eu, que dizem o que pensam e se mostram a sociedade como são acabam sendo os vilões. Só porque temos a coragem de expor defeitos que a maioria quer esconder somos maléficos? Acho isso pouco irritante sabe? Esse tipo de pensamento vindo de uma sociedade toda cheia de remendos. Ah, me poupe! Que atire a primeira pedra quem não quer ser como sempre foi, mas que se mascara por motivos de status e popularidade?

Eu não posso dizer que deixo pra lá tudo que ouço, mas pelo menos eu pouco me fodo pra o que as pessoas dizem por ai sobre mim. Querem me chamar de drogado, bicha, macumbeiro, que chamem! Certa vez disse para uma amiga que passava por um momento de crise no namoro algo que me fez pensar muito depois, e me deixou bastante feliz:

“Eu não posso te julgar só porque você tem uma verdade diferente da minha. Cada um tem uma noção de certo e errado, e essa noção vem de cada um, do que cada um aprendeu na vida e ainda vai aprender. A minha concepção de certo e errado pode ser bem diferente da sua, mas nem por isso você está errada em sua verdade. Siga o que a sua Verdade mandar que é assim que se vive corretamente, não de acordo com os paradigmas da sociedade.”

E não é verdade? O que tem você com a minha vida? Você por acaso é mais correto que eu só porque vai a igreja aos sábados se redimir de pecados que você cometerá no dia seguinte? Você por acaso é mais correto que eu só porque não bebe ou porque não faz sexo com quem bem entender? Isso faz de você uma má pessoa? Um pecador? Acho que não.

Se pra você faz, que pena. Sinto lhe informar que você faz parte da sociedade remendada que a cada ano fica sem linhas pra esconder os rasgos morais que comete. Mas, deixe estar. Logo tua mascara cai, e você vai ver que é muito melhor conviver com o peso de uma hipocrisia sobre si, mas livre para ser o que quiser, do que viver no alto e camuflado, mas escondendo o que sempre foi.

Ps.: Não preciso dizer que o Max dentro do BBB faz parte da “sociedade remendada” né? Ou alguém aqui não sabia que ele é gay?

3 comentários:

  1. “Eu não posso te julgar só porque você tem uma verdade diferente da minha. Cada um tem uma noção de certo e errado, e essa noção vem de cada um, do que cada um aprendeu na vida e ainda vai aprender. A minha concepção de certo e errado pode ser bem diferente da sua, mas nem por isso você está errada em sua verdade. Siga o que a sua Verdade mandar que é assim que se vive corretamente, não de acordo com os paradigmas da sociedade.”

    Disse completamente tudo! Esse é um dos meus princípios. Sempre penso assim. Assim como vc não admito o fato de as pessoas julgarem umas as outras por certos parâmetros que elas pensam ser os CERTOS. Afinal, nada é certo. cada um tem sua certeza, sua ideia de certo ou errado.

    P.S.: Você escreve muuuiiiitooo beeeem!!! :}

    P.S.S.: Eu te amo!

    ResponderExcluir
  2. É o que sempre digo, dizer a verdade a maioria das vezes te faz vilão, porque aqui tudo é imagem, TUDO. Uma competição ridícula e irritante de quem aparece mais e quem tem mais comentários no blog.

    Bullshit.

    ResponderExcluir
  3. o Max eh gay? jura? eu nao vejo bbb mas eu axei ele gato numa propaganda! tem crtza q ele nem eh bi? poxa... fikei ateh tristee! rs*
    Mas falando sério... amei sua postagem! Eu concordo plenamente com o q vc disse, ateh pq vc sabe q eu sou um exemplo vivo disso.
    Me xamam de varias coisas só pq eu sou feliz do jetio q sou!
    Espontanea, verdadeira, bobonaa e sem papas na lingua! Quem nos julga sao akeles q nao tem temcoragem de semostrar de verdade, mas uma hora elessempre enxergam q nos fomos mais inteligentes. pq enquanto eles perdiam tempo falando da nossa vida e comportamento, nos viviamos os momentos mais felizes com a maoir itensidade possivel, sem medo de ser felizes! E esses momentos nunca voltarao para eles, enquanto para nos seroa as mais gosotosas lembranças!

    ResponderExcluir